A única equipe do interior a conquistar o título do Campeonato Estadual Acreano Profissional foi a Adesg, em 2006, representando o futebol de Senador Guiomard. Três anos depois o Náuas EC quer repetir o feito, porém desta vez não representa apenas uma cidade, mas toda uma região acreana, o Juruá, composto por Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves.
A decisão desta final de domingo, válido pelo Returno do Estadual, deve parar os mais de 92 mil habitantes da região em volta de televisões, na transmissão da TV Aldeia, responsável por passar os jogos do Campeonato. “A carreata já foi uma coisa de louco, se vencermos vai virar uma festa só, principalmente em Cruzeiro (do Sul)”, falou o presidente do Náuas, Edvan Marques.
O treino de apronto foi realizado no final da tarde deste sábado, no estádio Antônio Aquino, de propriedade da Federação, pois nas últimas três semanas e meio a equipe do Juruá está hospedada em Rio Branco, onde tem de peregrinar campos pela cidade. “Todos os jogadores tem consciência da importância que tem esse jogo, um peso muito grande, não seremos apenas o representante do Juruá, mas de todo o Acre em competições nacionais”, lembrou o dirigente.
Tamanha a expectativa do jogo contra o Juventus, pela decisão, que o dirigente já entrou em contato com o presidente da Federação de Futebol do Acre, o advogado Antônio Aquino, para saber da possibilidade, no caso de vitória no domingo, levar um jogo da final para o Totão, em Mâncio Lima. “Se conseguirmos levar garanto que 10 mil pessoas iriam para o estádio, no que seria o maior público em um jogo pelo Estadual Acreano, outro fato histórico”, citou.
Dívidas – Após ter contratos de parcerias cancelados durante o Campeonato, o Náuas ganhou sobrevida após a vitória sobre o Rio Branco FC. “Estávamos preocupados com o hotel e a alimentação, mas agora estamos mais tranqüilos, pois o prefeito Vagner Sales (Cruzeiro do Sul) garantiu apoio e o deputado (Estadual) Edvaldo Magalhães também garantiu, inclusive as passagens de volta para Cruzeiro, que ainda estávamos com medo”, disse Edvan.
“Tem muita gente que está pensando que estamos nadando em dinheiro, mas pelo contrário, estamos preocupados com as dívidas, porém mostramos personalidade para chegar onde chegamos”, desabafou o dirigente, lembrando que o apoio, principalmente de Edvaldo, garantiu a equipe até o dia 10, no caso de vitória no domingo, caso contrário as passagens na segunda-feira também estão garantidas.
*Escrito por Ramiro Marcelo*