Este domingo, 18 de outubro, é uma data especial para o futebol brasileiro, pois hoje faz 76 anos que nasceu a alegria do povo, o anjo de pernas tortas, o Mané Garrincha. E amanhã, dia 19, é aniversário de 86 anos do querido Náuas, o time que tem sede em Cruzeiro do Sul (AC), a 600km de distância de Rio Branco. Por isso, resolvi homenagear os dois com um post.
Parece inacreditável, mas num ano qualquer da década de 1970 um dos gênios do futebol mundial cruzou o caminho do pequeno clube acriano, na época uma equipe amadora. Sim, Garrincha jogou no Náuas.
Antes de encerrar definitivamente a carreira, Garrincha rodou por diversos clubes pequenos do Brasil. Entre eles, o Olaria, a Portuguesa carioca e o Ceub (DF). Na década de 1970, chegou a jogar no Juventus do Acre, uma das equipes tradicionais do estado. Foi provavelmente nessa época que ele disputou em Cruzeiro do Sul uma partida amistosa com a camisa do Náuas. Uma não, meia.
Segundo conta por e-mail o presidente do Náuas, Edvan Marques, o jogo foi um amistoso entre o Náuas e o São Cristóvão, outra equipe cruzeirense, em um ano em que ele não sabe precisar, durante uma visita do maior ponta da história a Cruzeiro do Sul. Garrincha jogou o primeiro tempo com a camisa do Náuas e o segundo com a do São Cristóvão. A partida foi realizada no estádio Cruzeirão, o mesmo em que o Náuas pretende mandar seus jogos em 2010.
Abaixo, vocês podem ver o registro do dia em que um dos jogadores mais queridos de todos os tempos teve a honra de vestir o manto do querido Náuas.
Feliz aniversário para Garrincha e para o meu time preferido no Acre.
(Garrincha é o primeiro agachado da direita para a esquerda, ao lado do guri com a camisa da Seleção.)
*Matéria publicada dia 18/10/2009 no blog: www.ondeacorujadorme.blogspot.com*